quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Palavra é dom. Silêncio é sabedoria.


"Quero estar ao teu lado na cruz sofrendo as dores de Jesus e dizer que na loucura da cruz vou seguir." (VIrgem do Silêncio - Toca de Assis)

Como é difícil silenciar. Nosso instinto é mais forte, mais voraz, é incapaz de por si só ceder lugar ao silêncio, à capacidade de "ouvir", apenas "ouvir".

Muitas vezes, proferimos palavras que, embora tenhamos certeza que vai ferir alguém, mesmo assim seguimos adiante nos embasamos e arriscamos na desculpa de "prefiro ferir com a verdade que fazer alegrar com a mentira". Que verdade é essa? A palavra é um dom e como um dom deve ser usada. Todo dom deve ser manifestado com muita sabedoria, pois assim sendo, um dom, ele tem o poder de tocar vidas, pessoas. Você não vê, mas tudo que tocas fica lá a tua marca, a tua impressão digital. Tendo este poder, imagine o efeito negativo!

E quantas vezes já não nos arrependemos? E mesmo perdoados, não pudemos evitar o seu efeito, o seu estrago. NÃO SOUBEMOS USAR O NOSSO DOM.

O silêncio é frutífero também no sofrimento. As vezes o barulho dentro do nosso coração faz o sofrimento aumentar ou ao menos parecer maior do que verdadeiramente é. O barulho por vezes nos cega, nos ensurdece, nos deixa sem tato.

No início deste texto mencionei um trecho de uma música da comunidade Toca de Assis. Vocês já devem ter se perguntado: "o que aquele trecho tem a ver com o que lí até agora?"

Imagine uma mãe vendo seu filho ser arrastado por quilometros, chicoteado, açoitado, humilhado e ela sofrendo no seu santo silêncio. A frase "e dizer que na loucura da cruz vou seguir" quer dizer SIM! Vou silenciar diante da dor, do sofrimento, pois creio que Deus age no silêncio e só assim posso ouvi-lo. Não preciso me justificar aos que me acusam, aos que apontam meus erros, aos que me julgam. Ele me justifica no seu amor.

Ela sabia que apesar daquele sofrimento todo havia um plano maior e a ela cabia apenas seguir, confiante e forte àquela loucura, a loucura da cruz, pelo menos aos nossos olhos, olhos humanos. Lembremos que ela era humana como nós, não havia nela, ainda, nenhum poder supremo, nenhum dom sobrenatural ou divino senão o de ter sido a escolhida e ter dado a luz à Jesus.

ELA ERA HUMANA. O que quero dizer é que muitas vezes achamos humanamente impiossível suportar determinadas coisas. Calar diante de certas injustiças. Aceitar simplemente a vontade de Deus principalmente quando ela nos descontenta. MAS É POSSÍVEL. Ela nos provou isso. Quando permitimos a Deus que tome conta de nossas vidas, Ele toma. Se silenciamos em alguns momentos de nossas vidas, permitimos assim que Ele esteja em nosso meio, nas nossas enfermidades, aflições, misérias. Permitimos assim que a sabedoria e o dom da palavra venha no momento correto, da forma correta e assim seja instrumento de crescimento para o próximo e para nós mesmos.

Desabafo com vocês que, todas estas palavras digo-as primeiramente a mim. Digo a mim mesma que preciso desse crescimento. Que preciso silenciar. Nada do que posto aqui neste blog é teoria de alguém que tem a fórmula perfeita para tudo. Ao contrário. São declarações de alguém que ainda tenta, dia após dia, acertar. E errando vou.... Vou tentando caminhar mesmo que esteja de joelhos, mas com a certeza de que "no céu há um Deus que me ama".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cada click é um toque, um afago, um carinho. Obrigada por ter vindo, lido e comentado. Paz!