terça-feira, 30 de agosto de 2011

Me deixem aqui



Depois de tentar dormir por 1h30min e convencer-me de que não conseguiria, levantei. Acendi a luz. Liguei o computador. Loguei no blog e me pus a chorar. Não era um poema que iria sair de mim para que amanhã vocês o apreciassem.

Não gosto de falar muito do que esteja sentindo de forma explicita aqui, me expresso nas entrelinhas. Gosto que entrem e vejam o melhor de mim embora não seja lá expert em escrever. Mas gosto de deixar algo que gostem de ler. Mas hoje não tenho muito a dar. Enquanto escrevo meu coração se comprime. Soluço. Encharco o rosto que nem reconheço mais.

Insisto em perguntar por que me roubaram tudo o que tinha. Não era muito mas era meu. Na verdade, com minhas decisões erróneas eu permiti. A gente sempre quer arrumar um culpado por nossas desventuras.

Olho em volta do quarto e vejo minhas coisas encaixotadas, mofando na humidade do ambiente. Sinto falta da minha casa, do silêncio e do cheiro. Dizem que casa de mãe é tudo de bom. Talvez seja pra mim também. Mas não tem sido no momento. Entro no email varias vezes ao dia e envio mil currículos. Ligo a cada 24 horas para a delegacia para saber se prenderam o animal que me violou, me mutilou, me roubou o pouco de auto estima que tinha. E nada. E me pergunto o que aconteceria se eu fosse a filha de alguém rico, a esposa de um político, a neta de um empresário. Se eu fosse alguém "importante"... Talvez ele nem tivesse fugido, talvez a policia não tivesse levado eternos trinta minutos pra chegar. Talvez ele nem teria invadido a minha casa. Talvez eu nem tivesse que lutar por minha vida, por meu corpo. Mas não sou. Sequer sou a namorada, a filha, a amiga, a esposa de ninguém. É assim que me sinto: órfã. Sei que o que sinto agora me embassa a visão e que amanhã voltarei a enchergar a todos. Mas agora é assim que me sinto e não posso e não vou refrear.

Procuro amor. Só cobranças de que eu seja forte. Que lute contra a depressão que me assombra e que não aceito ter. Não quero ajuda médica. Quero apenas que Deus me conforte e continue a manter minha cabeça reta, com o olhar voltado para frente. Mas as vezes, como agora, as lágrimas pesam e minha cabeça, como a minha dignidade recai.

Hoje sinto-me indizivelmente só. Como se eu mesma tivesse me abandonado, saído de mim. Uma caixa de carne tentando ser humana, normal, forte. Olham-me e chamam-me de fênix. Mas não sabem que ainda não renasci, ainda permaneço nas cinzas. Ainda dói, sangra.

Se tenho esperanças? Tenho. Hoje é só mais uma recaída na qual permito-me ficar um pouco. Lutar cansa. E numa luta, ou se morre ou se vence. E as vezes os dois. Não sei se vencerei, mas continuarei lutando. Até que as armas enferrujem, até que o céu cinza cubra meu rosto, até que eu não consiga mais caminhar. Até que cortejos angelicais me levem.

Não julguem minha fragilidade. Não tenham piedade. Estou colocando pra fora minha lepra e seu cheiro ruim. Eu preciso fazer isso senão me sufoco. Preciso esvaziar-me para colocar coisas boas no lugar. E eu sei que tudo um dia melhora. Deus nunca me abandonou, embora eu tenha gritado bastante o seu nome e no momento só ouço o eco da minha voz avisando que é só o que restou agora. Que é tempo de espera. Que é tempo de paciência.

Mas não quero ter paciência. Quero que lutem por mim, quero que aceitem minha fragilidade e parem de dizer que sou forte, que lutei e venci... porque não enxergam que morro um pouco todo dia. Também não quero que sintam pena de mim ou que passem a mão na minha cabeça. Apenas  me deixem atravessar esse rio no meu ritmo, no meu tempo, do meu jeito, do jeito que posso e sei. Quando eu cansar, vou me recostar numa pedra qualquer e logo logo continuarei. Sem saber ao certo onde estou pisando, sem saber onde o rio vai terminar. Sem saber se vou conseguir.

Por hoje, deixem-me sangrar.

Amanhã ou tentar fazer uma linda poesia. Ou um texto que gostem de ler. Mas hoje, é tudo o que tenho pra dar. Não tem música, não tem rima, não tem coesão, não tem imagem. É só isto.

13 comentários:

  1. Puxa, Luiza...Que desabafo vindo do coração.Fiquei sem respirar enquanto lia,. de tão intenso...

    Daqui, fico pensando em tantas que acontecem e somos obrigadas a ver...

    Daqui também, desejo do fundo do coração que consigas superar tudo isso e ficar bem...Pode demorar, mas vai!!! Fica bem, beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Se pudesse agora te cantaria uma canção de ninar, mas todas são assustadoras e você já tem bicho papão te rondando a alma.
    Encontrei uma que aquece e adormece a alma.
    Escrevo e canto de todo meu coração, espero que paire em vosso coração... Amo você, Lu!

    "Ó dai-nos tua benção e tua proteção. Dai-nos teu amor, vem nos envolver com teu manto, com o teu olhar, com tuas mãos a nos embalar canção de ninar que a noite se vai e no coração a mais linda paz, bem no coração a paz tão real e logo vem o dia. Ó dai-nos tua benção e tua proteção. Recebe o louvor, nome dulcíssimo: Maria, mãezinha!".... nanananahumhmhum

    ResponderExcluir
  3. Lu, uma bela expressão do que vem de dentro de vc. Lindo! E obrigada por sempre me ler e apreciar. Me felicita muito. Beijo = )

    ResponderExcluir
  4. .


    E você ainda tem a coragem de dizer que
    é só isso? Como só isso se isso é tudo?
    Isso é mais, muito mais que belas rimas.
    É mais forte que cuidar dos fracos e de
    morrer de pé para não sofrer dormindo.
    Eu não quero, juro que não pretendo me
    encantar com os seus versos. Eu não
    quero os mistérios do universo se tenho
    aqui, na frente dos meus olhos o que
    encanta a minha alma e me faz nobre
    como nobre é o que a faz esconder dos
    que não sabem sorrir a grandeza do
    poder chorar.

    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, e voce disse qu estava sem inspiração, sem vontade, imagine quando se sentir melhor então, apesar que dizem que poetas e escritores escrevem melhor quando estão sofrendo, sinto isso as vezes. Vou te dizer algo que sempre digo a todos que estão sofrendo, nao é conselho, voce só tira o que te importar, ou nao...Olhe-se no espelho. O que ve? Uma linda mulher jovem, perfeita, com todo seu corpo no lugar, nao lhe falta nada, nem saude. Voce pode correr, pular, dançar, sair, livre para ir e vir sem depender de ninguem. Trauma da vilolencia, tambem ja passei perto, e olha que minha historia deve ser pior, mas olhei-me no espelho...Sozinha, sem pai ou mae, sem familia...Fiz muitas orações e pedi a DEUS forças, graças e proteção. Nunca pedi para ser rica, somente proteção e saude. Não pensava em casar. Vivia só. De repente, do nada, eis que surge meu amado, resumindo: Não somos bem de vida, mas temos empregos decentes, uma casa e dois filhos maravilhosos. E continuo sempre, olhando para as pessoas em piores condiçoes que eu, seja financeiramente ou de saúde. Agradeço a DEUS todos os dias, por ser uma pessoa simples e saudavel. Querida, se quiser podemos tclr e conversar é só me passar seu msn no comentario eu copio e apago. Seria uma forma de te ajudar, conversarmos ou teclarmos, sei la...Mas tenha fé, pois ela é que nos ajuda a continuar sempre e sempre...Bjin...to emocionada!

    ResponderExcluir
  6. Luiza!

    Acho que temos o direito de sofrer, e de chorar tudo que nos está afligindo.
    Assim é o caminho da recuperação e depois que você pisar no fundo tenha força pra volta a tona e deixar lá esta angustia.
    Você tem direito de se sentir frágil, insegura e triste. Não é ser fraca e não é para que sintam pena de você.
    Se preocupe em se recuperar com ou sem médico você sabe como, agente sempre sabe!
    Mas se precisar de alguém peça socorro e tenho certeza que apareceram muitos amigos e familiares que te amam par te da colo.
    Melhoras e força breve vai ser uma lembrança ruim do passado.

    Um beijo no coração e que o universo traga tudo de bom e positivo pra você agora!

    Elaine Crespo

    P.S. Não sei o que aconteceu mais conta comigo!

    ResponderExcluir
  7. "Exploda" quantas vezes forem necessárias, não deixe nada quardado ... apenas lembre que vc é valorosa para sua família e amigos. Beijo no Coração !

    ResponderExcluir
  8. “Deus não me chamou para ter sucesso. Ele me chamou para ter fé”. (Madre Teresa de Calcutá)

    Força!!!!!!! A vida é dura, mas não é a nossa realidade. Estamos aqui de passagem! Vamos em frente!!!

    :)

    ResponderExcluir
  9. luiza,não sei exatamente o que te aflige,mas suas palavras me deixaram aflita por querer ajudá-la,por querer te dar um colo, um ombro amigo.Tenha a certeza que DEUS neste momento de dor a carrega no colo e vc em meio as tuas lágrimas de dores,a tua luz é muito maior e acredito que a faz sentir essa presença divina junto de ti, te amparando.Se puder, mande-me teu e-mail pelo meu blog,prometo não publicá-lo,gostaria muito de te enviar algumas coisas que talvez possa de alguma forma ajudar.Conte comigo pro que precisar.Um gd bj no coração.Jan

    ResponderExcluir
  10. "Não tem música, não tem rima, não tem coesão, não tem imagem."

    Mas tem alma, vontade, esperança, serenidade, emoção... e coragem!... TEU TEXTO É MUITO BELO LUIZA!... Adorei!!!


    Um beijo!
    AL

    ResponderExcluir
  11. Luíza parabéns pela sinceridade. Nem sempre temos coisas leves e agradáveis para falar. A vida é mesmo assim, feita de altos e baixos. Quando se está em um momento difícil não se deve desanimar porque só pode melhorar. Com certeza todos ficaram apreensivos com o texto. A torcida é para que você liberte-se logo deste momento e volte a sorrir. Deus não nos dá nenhum obstáculo que não tenhamos no mínimo o dobro da força necessária para superá-la. Te cuida e fica com Deus. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. " vejo minhas coisas encaixotadas, mofando na humidade do ambiente" imagem literária que me fez lembrar do meu mundo

    ResponderExcluir
  13. Luiza, só agora estou lendo você.
    Na verdade li a postagem de cima, mas vi que tinha algo faltando, e era esse seu desabafo, que me fez chorar, não de dó, podes ficar tranquila quanto a isso, esse sentimento eu não tenho por ninguém.
    Chorei sim, pois em muitas partes de tuas palavras, me vi, estive junto contigo.
    Também eu ando cansada de ser chamada de forte, de que sou vencedora...NÃO, eu sou feita de carne e osso, tenho sangue correndo em minhas veias, sofro, choro, caio e muitas e muitas vezes quase não me levanto.
    Eu luto, isso sim, mas já não com tanta garra como há certo tempo atrás.
    Sabe minha querida, nossos problemas podem ser diferentes, mas nosso coração muitas vezes sente o mesmo medo, a mesma dor.
    Conte comigo, estarei sempre por aqui.

    Se cuide, e não se esconda mesmo, é bom desabafar, alivia a alma e a gente precisa.

    Beijos enormes, com carinho e afeto.

    ResponderExcluir

Cada click é um toque, um afago, um carinho. Obrigada por ter vindo, lido e comentado. Paz!