segunda-feira, 27 de junho de 2011

O falso Rei

... E aquele reinado construído sobre a ignorância de muitos anuncia ruídos quase que imperceptíveis, todavia, há aqueles que ouvem. Ouvem e gritam o nome do falso Rei com suas armas erguidas. Sejam elas fé, coragem, esperança ou justiça.

A máscara do dito Rei cai enquanto ele corre para dentro de sua própria vaidade. A lama lhe serve de asilo e a utiliza então para fechar as arestas de seu carater até então oculto, desconhecido.

A multidão aglomera tanto os sedentos por justiça quanto os lastimosos por reconhecerem-se tolos. Vãs são suas lamúrias, eis que o tempo e a confiança depositada no falso Rei já não lhes servirá de arma de combate, ou mesmo defesa. Resta-lhes então revestirem-se da couraça da fé e seguir seus caminhos com tão preciosa lição.

Mas o povo, ora obstinados, seguem confiantes de que outro Rei não lhes enganarão. Porventura caiu sobre a terra o véu que lhes ocultava a visão real do que dizia-se ser realeza. De súditos à guerrilheiros, tomando como arma valiosa apenas a verdade, tão simplesmente a verdade.

E o reinado que nunca careceu de Rei ou de súditos – ora, nem reinado era -, agora já não tem muralhas, ou armas, ou mentiras, ou máscaras. Há apenas um povo que se reconhece e que não se deixa abater, quiçá enganar-se por melodiosos discursos banhados a ouro ou prata.

E o povo libertou-se!

Quanto ao "rei", bom, este encolheu-se em sua própria desventura. Necessitado por "reinar", reina em seu próprio isolamento e amargura a ira de suas próprias doutrinas.

4 comentários:

  1. Que caiam as máscaras, os reis e reinados.

    Estás cada vez mais afiada na escrita. Parabéns!

    Caio

    ResponderExcluir
  2. Adoro te ler e essa fábula está intrigante.

    Concordo com o Caio, acima, vc está a cada dia mais afiada. Seu sentir está bem mais aguçado.

    ResponderExcluir
  3. Caio, coisa boa você aqui. Volte mais vezes. Abração!

    Bia, comentarista VIP!!! Obrigada flor por me motivar sempre.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Eita Luiza: ficou com a cara do meu livro, "O Rei, a Sombra e a Máscara"! rsrsrs Muito bom!!!

    ResponderExcluir

Cada click é um toque, um afago, um carinho. Obrigada por ter vindo, lido e comentado. Paz!