quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Que Pais é esse Sr. Mariano?

O Estado de Pernambuco lutou durante anos para reverter a indenização do Sr. Mariano, a bagatela de 2 milhões eram o motivo. O Sr. Mariano passou 19 anos na cadeia pagando por um crime que não cometeu.

Em 1972 foi preso e condenado por homicidio. Foi confundido com um homônimo. Seis anos depois, seu advogado conseguiu libertá-lo e provar sua inocência. Três anos depois, numa blitz, voltou a ser preso pois foi novamente confudido pelo tal Marcos Mariano da Silva que a essa altura já era dado como foragido. Só em 1982 teve sua liberdade garantida, mas perdeu a visão em conflitos no presídio, teve sua saúde fragilizada, não acompanhou o crescimento dos filhos. Mas não desistiu nem por um segundo de conseguir sua cidadania perdida e sua moral restituida.

Ontem, recebeu a notícia que o Supremo garantiu-lhe o pagamento da indenização. Feliz, foi dormir. Não acordou.

Que país é esse? Que gente é essa? Que lei é essa? Onde está a ordem e o progresso?

Haverá um tempo em que cantaremos o hino brasileiro, com a mão no peito tomados de emoção e orgulho?

Haverá um tempo em que o brasão de nosso país não será polido no sangue e no suor dos seus?

Haverá um tempo em que as leis de fato serão seguidas? Em que os menos favorecidos serão amparados pelo governo?

Haverá um tempo em que não ouviremos mais falar de tantos Marianos agredidos, ofendidos, diminuidos, desacreditados?

Haverá um tempo em que não haverão mais famílias desamparadas como as de Sr. Mariano?

Enquanto a família chora, enquanto o estado agoniza o desembolso de 2 milhões... enquanto o Sr. Mariano descansa em paz, o jornal estampa:

"Homem que foi preso por engano morre após saber de indenização

Marcos Mariano da Silva passou 19 anos na cadeia injustamente; ele ficou cego depois de atingido por estilhaços de bomba de gás"

7 comentários:

  1. Boa noite querida, mas que historia triste, infelizmente te respondo: esse é o BRASIL...fazer o que ne? Bjin e fique bem! Sdds de ti!

    ResponderExcluir
  2. Por isso sou totalmente contrária á pena de morte. Os que podem contratar excelentes advogados obteriam, mais facilmente, outro tipo de condenação. E os erros judiciários ficariam irremediáveis. Ainda o são. No caso que relatou, só uma compensação ficou para os filhos, a certeza da inocência do pai.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu li sobre o acontecido. Mas sempre foi assim e talvez, infelizmente, nunca mude.
    um beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Luiza essa foi uma das piores notícias que puder assistir em jornais, e assim como você me pergunto: Que país é esse? Tão rico e ao mesmo tempo tão pobre! Tenho muito orgulho do Brasil, mas às vezes fico envergonhada com tanto descaso. E quem deveria se envergonhar mesmo não está nem aí. Adorei sua indignação em palavras. Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu comentário no Visão Feminina. A reflexão há que ser diária, se desejamos viver de forma digna, seguindo aqueles princípios que nunca podem ser abandonados.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. ahhhhhhhhhhh,apareceu a margarida????bjs

    ResponderExcluir

Cada click é um toque, um afago, um carinho. Obrigada por ter vindo, lido e comentado. Paz!