sábado, 9 de julho de 2011

O Rei, a sombra e a máscara - Sidney Nicéas

O homem passa metade da vida tentando construir quem ele deseja ser, e a outra metade tentando corrigir quem ele é.

Ao longo da nossa vida criamos vários personagens para nossa própria actuação. Tecemos máscaras, cada uma diferente da outra, que faça-se nossa imagem e semelhança. Não suportamos ver quem de fato somos.

Travamos verdadeiras guerrilhas com tais personagens, damos a eles cores, sons, movimentos e até estórias. Mas sempre, sempre ocupamos o papel principal nesse teatro de faces.

O Rei que ora somos, também o somos em nossas criaturas: Astro Rei e a Lua. Dois "eus" a serviço do outro "eu". E as vezes nos perdemos deles e neles.


"- Criatura: que fazes em meu mundo?
- Eu sou tu. Teu avesso. Parte de ti. Criatura alargando teu mínimo ser, oh infame rei.
- Blasfêmia
- Como? não conheces a tua própria criação? Não reconheces a ti próprio, pretensa majestade?"

**Página 33 do livro O Rei, a sombra e a máscara, de Sidney Nicéas.

Majestade que somos, carecemos de súditos, de reinado. Instituímos "leis" que representam tudo aquilo que mais repudiamos na sociedade e a elas instituímos moralismos imorais.

E todos dançamos no mesmo baile, com ou sem máscaras. Morais e imorais. Criaturas e criador. O real e o ilusório.

Este livro "O Rei, a sombra e a máscara" nos remete a uma viagem dentro de nós mesmos, quando ainda éramos ainda um pedaço de terra, antes de começar a construção de nós mesmos. Nos faz refletir sobre o que tecemos de nós, nossos valores e nossas escolhas. Nossa postura diante de nós e dos outros.

É impossível não lê-lo e não fazer-se a pergunta: Quem eu sou?

Podemos até não chegar à resposta, e se já a tínhamos essa será substituído por uma nova perspectiva a cerca do "nosso verdadeiro eu".


Recomendadíssimo. Sugiro que leiam mais de uma vez, verão que a cada leitura uma nova descoberta e um novo questionamento surge. Tive a oportunidade de lê-lo em dois momentos diferentes da minha vida, e para cada momento obtive sensações distintas, porém de muito acréscimo espiritual e pessoal, e até mesmo profissional.

Quem desejar adquiri-lo acesse http://www.sidneyniceas.com.br/ Ao meu amigo Sidney, sucesso hoje e sempre, do tamanho da sua simplicidade e talento.

Demorou, mais aqui está. Minha experiênca com este livro fantástico.

2 comentários:

  1. Adorei a crítica - não (somente) pelos elogios, mas pela profundidade das suas palavras e pela sua compreensão da obra. Valeu Luiza!!!

    OBS.: só um "merchandising" aqui: o livro está a venda na Livraria Jaqueira... :)

    ResponderExcluir
  2. Rsss, abração amigo. A obra é digna.

    ResponderExcluir

Cada click é um toque, um afago, um carinho. Obrigada por ter vindo, lido e comentado. Paz!